sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cães raivosos e Ciganos

Eu sempre gostei de cães, o fiel amigo do homem como sempre me disseram.
De ciganos nunca tive razões de queixa apesar de ter morado e crescido numa zona onde havia muitos, não nos incomodavam.

Com o correr dos tempos vamos conhecendo cada vez mais raças de cães, e até o mais comum de todos o rafeiro. Muitos deles tornam-se fieis aos seus donos e amigos de quem com eles brinca.

É uma verdade quase universal, trata-os bem que eles correspondem com carinho e amizade e até mesmo protecção quando necessário, em especial a crianças.

Hoje em dia há receio na sociedade sobre um numero elevado de raças que se está a tentar provar que são perigosas geneticamente, na minha opinião, erradamente.
Acho que de facto há raças mais preparadas para serem ruins, mas e os homens são diferentes ?

Com os ciganos é igual, nem todos são malandros nem todos roubam nem todos são nocivos á sociedade, claro que em relação aos cães, há maior probabilidade de serem maus, ou de se desviarem dos comportamentos considerados normais nas sociedades civilizadas da velha Europa.

Eu, pela experiência que tenho, gosto cada vez menos dos ditos cães rafeiros humanos que quando andam de mão dada com ciganos são normalmente animais de ataque irracional, sem ordem possível, não olham nem a meios nem a quem devem atingir.
São considerado como armas de ataque letal quando o permitem ou o incentivam.

Deixam de passear, comer e brincar para passar a mijar em todas as árvores que encontram pelo caminho, indescriminadamente sem olhar nem á idade nem ao estatuto da mesma dentro da floresta.

Como alguém disse um dia:
Não sabem ladrar, apenas morder

2 comentários:

Garf disse...

Prometo que me debruçarei sobre o tema no meu modesto espaço, porque este é um assunto que, como sabes, me toca fundo.
E aqui, apenas gostava de deixar duas reflexões:
1 - Havias de morar na Apelação (há 42 anos), paredes meias com a agora tristemente famosa Quinta da Fonte, e logo me darias a tua opinião sobre os ciganos;
2 - Devias, por motivos profissionais, ter que lidar de tempos a tempos com eles, e logo me darias a tua opinião sobre os ciganos;
3 - Eu, que costumo agonizar quando oiço o Dr. Paulo Portas, aplaudo de pé as suas declarações sobre aqueles que, beneficiando de rendimentos mínimos em idade de trabalhar, se queixam do roubo de plasmas, playstations e outros mimos, aparentemente pagos pelos portugueses que trabalham e pagam impostos (o Mário Crespo escreveu também, recentemente, um pertinente artigo sobre o assunto).
E por aqui me fico.
Desculpa a extensão do comentário num espaço que é teu.

W. V. D. disse...

bonito, não deixo de concordar