domingo, 12 de abril de 2009

O Obama afinal não é assim tão preto


Meus amigos
Como já todos sabemos o Presidente dos E.U.A. no dia da sua eleição resolveu dar um presente às suas filhas - um cãozinho.

Escolheu na altura, a mais famosa e bonita raça Portuguesa - o Cão de Água Algarvio, vulgo Português.

Nadador exímio e mergulhador resistente, o Cão de Água Português foi, durante muito tempo, inseparável companheiro dos pescadores, a quem ajudava na pesca e na defesa do seu barco e propriedade. Hoje, o também chamado Cão de Água Algarvio, já pouco é utilizado como animal de trabalho, mas continua a ser um amigo dedicado e uma ajuda preciosa para quem faz vida no mar. Raça autóctone com uma inteligência invulgar, os cães pescadores são corajosos, afectuosos, resistentes à fadiga e com um porte alegre e altivo, conferido pelo corpo robusto e musculado. Geralmente são pretos, mas também podem ser castanhos, brancos ou misturar vários tons. Uma característica específica destes cães é a membrana interdigital que faz deles excelentes nadadores e mergulhadores.

Noutros tempos, o Cão de Água Algarvio tinha lugar cativo entre a tripulação, desempenhando um importante papel nas horas de maior aflição. Sempre pronto e atento aos movimentos da faina, depressa apanhava os peixes que se escapavam das redes ou dos anzóis, ou recuperava algum objecto que tivesse caído ao mar. Existiam mesmo relatos de salvamento! O voluntarioso canino era ainda utilizado para transportar mensagens de um barco para outro, para ir buscar as redes rasgadas ao mar ou puxar as cordas que prendiam os barcos em terra.
Capacidades únicas que faziam com que os pescadores considerassem o Cão de Água Português como um semelhante, com direito ao seu quinhão de peixe e a uma parte do dinheiro da safra, para que não lhe faltasse de comer e de beber. A imensa amizade existente entre o animal e o dono fazia com que os Cães de Água, apesar de terem grande valor, nunca fossem vendidos, mas sempre oferecidos, num gesto indicador de que estes dóceis caninos não tinham preço. Apesar de tanta dedicação, os cães puros desta raça estiveram em vias de extinção há alguns anos, mas a Quinta de Marim, no Parque Natural da Ria Formosa, não deixou morrer a tradição e abriu um canil para recuperar e reproduzir o Cão de Água Algarvio. Apesar de na América existirem milhares de espécimes cruzadas.
Só que houve uma pequena alteração em relação aquilo que prevíamos, é que o cão oferecido foi entregue pelo senador Kennedy (este ainda não morreu !!), sendo um espécime nascido em terras do Tio Sam, em vez de ir um filho de Olhão, tipicamente Algarvio.

Esperemos que o Bo (nome do menino) se porte bem e não roa muitas meias...

2 comentários:

Zé Nuno disse...

Se se portar tão como um que eu conheço! :)

SLB31 disse...

Agora é que a barraca vai abanar.. se bem que o dono seja diferente..