quarta-feira, 13 de junho de 2007

Director de Hotel

Natureza do trabalho do Director de Hotel pode ser descrita da seguinte forma:

Os gestores hoteleiros planeiam, dirigem e coordenam os serviços de um hotel com vista a fornecer alojamento e, em regra, refeição aos seus clientes. As suas responsabilidades dependem, contudo, da dimensão do hotel e do número de departamentos e de pessoas a gerir: quando se trata de um hotel pequeno, estes profissionais podem controlar todos os serviços, mas caso se trate de um grande hotel, precisam da ajuda de assistentes, responsáveis por cada departamento. Os departamentos mais característicos dos hotéis, são o de Alojamento e o de Comidas e Bebidas (ou de Restauração). O Departamento de Alojamento inclui geralmente os serviços de Recepção, Portaria, Andares e Limpezas, Lavandaria e Comunicações, entre outros, enquanto o Departamento de Comidas e Bebidas pode incluir os serviços de Restaurante, Bar, Cozinha, Pastelaria, Banquetes e Reuniões e Room-Service. Nos grandes hotéis, podem existir ainda os serviços de direcção financeira, direcção de recursos humanos, direcção comercial e de marketing, direcção de manutenção, direcção de planeamento, entre outros.

Os gestores hoteleiros, como quaisquer gestores, procuram que o hotel que dirigem consiga obter lucros no final da cada ano. Tentam assim usar os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis da forma mais rentável, controlando todas as operações do hotel, desde a contabilidade aos recursos humanos, e aconselhando a administração ou o proprietário na definição da política e dos objectivos do hotel e nos investimentos que devem ser feitos. Escolhem também estratégias de marketing que promovam a imagem do hotel perante os clientes, organizando congressos, actividades de lazer ou eventos culturais. Além disso, asseguram o bom funcionamento de todos os serviços existentes no hotel, procurando sempre cumprir todas as regras de segurança e higiene. A principal preocupação é a de que todos estes serviços apresentem a máxima qualidade, de forma a garantir a satisfação dos clientes.

Por outro lado, estão atentos a tudo o que se relaciona com a actividade turística em geral (acontecimentos desportivos, feiras gastronómicas, exposições internacionais, manifestações artísticas, etc.) e também com o espaço exterior envolvente ao hotel. A zona em que o hotel está localizado é, muitas vezes, o que decide a escolha de algumas pessoas quando procuram um hotel. Os gestores hoteleiros devem conhecer, assim, os planos urbanísticos existentes para a zona e outros projectos que possam influenciar aquela escolha. É importante, por isso, que estejam em permanente contacto quer com câmaras municipais, quer com departamentos de turismo e outros organismos institucionais importantes para a actividade hoteleira.
Os gestores hoteleiros devem estar também atentos às potencialidades das novas tecnologias, pois estas são indispensáveis na gestão dos hotéis que dirigem. Por exemplo, a ligação à Internet permite fazer publicidade de um hotel por todo o mundo, bem como disponibilizar reservas on-line. Além disso, as companhias aéreas e as agências de viagens e de turismo usam cada vez mais centrais informáticas de reservas, cujas bases de dados são utilizadas pelos gestores hoteleiros para publicitar e vender os seus produtos.
O desenvolvimento tecnológico é também importante do ponto de vista da gestão dos recursos existentes, pois os gestores hoteleiros têm que saber minimizar os gastos decorrentes do funcionamento e exploração do estabelecimento hoteleiro. As despesas com água, electricidade e gás, por exemplo, são normalmente muito elevadas e podem ser reduzidas com a aplicação de novas tecnologias. Para tal, estes gestores podem precisar da ajuda de profissionais de outras áreas, tais como engenheiros electrotécnicos e mecânicos ou técnicos de informática.

Um gestor de um grande hotel necessita de trabalhar em cooperação com muitos outros profissionais. Caso seja o director-geral, é necessário que esteja em contacto permanente com os responsáveis de cada departamento do hotel; caso seja responsável por um único departamento, necessita da colaboração dos responsáveis dos outros departamentos. Por exemplo, o responsável pelos serviços de Restauração precisa de saber quantas pessoas estão alojadas no hotel para calcular o número de refeições a confeccionar diariamente. Além disso, quando se trata de uma cadeia de hotéis, os vários responsáveis de cada hotel devem estar em contacto entre si.
Os gestores hoteleiros necessitam, assim, de um leque alargado de conhecimentos e capacidades, não só na gestão dos serviços básicos dos estabelecimentos desta área, como também em finanças, marketing e gestão de pessoal. É-lhes exigida a capacidade de liderança, nomeadamente ao nível da tomada de decisões rápidas e criativas, assim como a capacidade de organização e análise de situações, devido à variedade de serviços a gerir de forma coordenada. Dado o contacto com pessoas (clientes e pessoal), estes gestores devem ter, ainda, excelentes capacidades de comunicação. Além disso, é bastante útil uma boa apresentação e o domínio de línguas estrangeiras, bem como alguns conhecimentos em Sociologia e Psicologia.

Além disso, estes profissionais têm de estar preparados para responder a todo o tipo de solicitações e devem saber adaptar os serviços do hotel às expectativas dos clientes, as quais variam de acordo com a faixa etária e a nacionalidade, por exemplo. Um gestor hoteleiro tem de estar, por isso, sempre disponível para resolver os problemas que todos os dias surgem no hotel. A energia, o entusiasmo, a criatividade e a capacidade de agir em situações de pressão psicológica são, assim, qualidades importantes para quem deseje enveredar por esta profissão.

Mais não digo.....

5 comentários:

José Nuno Pimentel disse...

Gostei da parte em itálico e sublinhado, mas estranho não haver qualquer referência ao verde... :)

Garf disse...

Das duas, três: ou estás a escrever um tratado de hotelaria, ou andas a rever os apontamentos do curso!
Ou estás a querer dar um recado a alguém...

W. V. D. disse...

é um estado de alma novamente
prometo voltar ao assunto

HB disse...

Muito Bem!

Anónimo disse...

Muito bom!