domingo, 18 de janeiro de 2009

Mulheres na Politica

Vinha hoje de viagem e ouvi na Antena 1 que tinha sido eleita como presidente do PSD Açores a Berta Cabral.

Tenho evitado colocar temas de ordem politica neste meu humilde espaço de desabafo, mas de vez em quando sabe bem ou entendo ser importante.

Cresci com a imagem da Dama de Ferro Inglesa a passar nas TV, uma mulher forte com uma imagem de frontalidade e dureza ás vezes até excessiva.
Nós por cá tivemos uma abelhinha de nome Pintassilgo que teve uma passagem fugaz pelo governo da nação.

Já nos ultimos anos apareceu Angela Merkl outra dura, desta vez na Alemanha, Hillary quase que ganhou o partido, o que lhe teria possibilitado ser a mulher com mais poder no Mundo.

Por cá aparceu agora no meu partido a Manuela, posso acrescentar que não votei nela...a memória dos seus tempos como ministra da educação ainda perduram na minha memória recente.

Mas os Açores são também uma ilha especial, começaram os pós 25 Abril com Mota Amaral, sempre conotado com a Opus Gay como se dizia, pode ser que agora a Berta, que segundo parece também é uma mulher de armas consiga devolver o poder a quem o sabe exercer, dado que o Carlos César é um pouco para o fraquinho.

Fiacaríamos assim com duas figuras femininas em 3 possíveis.
A Berta, o Zé no continente e para contrabalançar (até em excesso) o Alberto João, o expoente máximo do Macho.
A Manuela não poderá ganhar as eleições (se lá chegar), dado ser muito mais homem que o actual primeiro-ministro, para não me furar as contas.

Veremos no que dá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esqueceste-te da BELEZA... a única mulher com tomates... que passou cá pelo burgo.. vá lá que o Champas lhe reconheceu o valor.. Quanto ao Zé..(salvo seja) tem agora como promessa eleitoral a legalização dos casamentos entre homens... pode ser que perca a maioria com estas ideias, ou está a criar uma lei em proveito próprio..