segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

os melhores portugueses

D. Afonso Henriques
Alvaro Comunista
Aristides Sousa Mendes
Dr. António Oliveira Salazar
Fernando Pessoa
Infante D. Henrique
D. João II
Luis Camões
Marquês de Pombal
Vasco da Gama

As votações estão abertas e cabe a cada um de nós, se assim o desejar, votar conscientemente.
Não consigo perceber porque razão está a votação o 2º nome:
- o que fez este senhor de relevante pelo País
- quais os principios que nortearam a sua acção ao longo da (infelizmente longa) vida
- até á hora da sua (saudada) morte qual foi o seu pensamento sobre Portugal
- Que País desejou ele que nós fossemos

Todos os restantes fizeram algo de válido pelo País, todos eles colocaram bem alto o nome de Portugal, todos eles foram cidadãos de bem, contribuíram para o nosso bem estar, para o nosso crescimento.

Não querendo apelar ao voto, apenas digo:

Votem Bem

Temos que votar para que mais tarde não venhamos a ter vergonha do eleito.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ó w. v. d., se não fosse devido a pessoas como ele, que lutaram para que as gerações vindouras tivessem liberdade de expressão, talvez não pudéssemos estar hoje a escrever num blogue, ou pelo menos, se o pudéssemos fazer, poderíamos eventualmente sofrer represálias por isso...

Como sou tolerante, não tenho qualquer objecção à presença do Salazar - o que não quero é que a nossa memória e a história sejam apagadas e escondidas. Mas também sempre disse que este povo, no fundo, o que quer é que Salazar volte... :)

Eu não voto, mas se o fizesse talvez votasse em D. João II, cujo sonho era unir os reinos de Portugal e Castela, mas, mais importante do que isso, pela assinatura do Tratado de Tordesilhas e pela preparação da expansão lusitana, ou no Aristides, pela generosidade que sempre caracterizou o povo português.

triss disse...

desculpem lá mas quem é o Álvaro Comunista, não conheço esse senhor...

Quanto ao Salazar, o homem que arruinou Portugal e o manteve na mediocridade intelectual e cultural, que ainda hoje se sente, praticava a censura a tortura e a perseguição política, não merece estar na lista dos melhores portugueses.
é quase como os alemães porem na lista o Hitler, os espanhois o Franco, os chilenos o Pinochet, etc e tal.

Anónimo disse...

Claro que não sou nada tolerante (escrevi só ironias). Era bem melhor que a Amália e o Eusébio figurassem nessa lista! :)

Anónimo disse...

Sem comentários...

W. V. D. disse...

Como é lógico todos nós temos as nossas preferências bem como formas diferentes de ver o mesmo filme
Ó Zé, lembrei-me logo do busto que estava na estante da sala

triss disse...

tava a ver zé!! nem te estava a conhecer!

W. V. D. disse...

ah pois é....

Garf disse...

Ainda hoje te disse ao telefone que, se tens um blogue, deve ser das coisas mais reaccionárias que existem. Mas vá lá, vá lá, até está muito light...

Obviamente, acho uma vergonha o "Dr. António" constar desta lista, até porque entendo que ainda hoje estamos a pagar a factura dos anos em que dirigiu o nosso pobre país - vê lá se o texto do Eduardo Prado Coelho não te remete para hábitos há muito instalados?!

Da mesma forma, acho que também o Dr. Cunhal não cabe nesta lista: se o primeiro foi um ditador que contribuiu decisivamente para o atraso que ainda hoje vivemos, o segundo só não o foi porque houve quem não o deixasse. E dizer que foi "devido a pessoas como ele, que lutaram para que as gerações vindouras tivessem liberdade de expressão...": Chiça! Deus nos livre e guarde!

A propósito: como é que se chama a senhora a quem o grupo parlamentar do PCP retirou a confiança política por discordar das directrizes do partido? Liberdade de expressão?...

W. V. D. disse...

E o reacionário sou eu :)
Queremos o Homem de volta