quarta-feira, 5 de março de 2008

Morte trágica - Jornalismo

"Peço que respeitem a família e a privacidade de todas as pessoas que aqui se encontram. Sou vosso colega, sei que estão a fazer o vosso trabalho e compreendo-vos. Mas respeitem-nos", pediu o jornalista

Esta foi a frase ontem utilizada por Fernando Santos jornalista e viuvo de Alexandra Neno, selvaticamente assassinada na 6ª feira passada em Sacavem no velório.

Custa-me a situação porque são duas pessoas das minha ligações profissionais,e na Quinta Feira (vespera) tinha estado com a Alexandra aqui no Hotel numa visita da comunicação social. Nem ela merecia este fim, nem o Fernando merecia sofrer esta desgraça.

Mas a frase retirada da comunicação social mostra bem o estado a que esta chegou...é de facto vergonhoso um jornalista ter que apelar aos colegas, não têm bom senso, nem decoro, nem respeito pela intimidade das pessoas.

Eu pessoalmente lamento o facto de quando tive o acidente ter havido um jornalista que publicou a noticia com o meu nome escrito, o que me poderia ter causado problemas, dado ter familiares de alguma idade que vieram a saber por pessoas que leram o jornal.

Santana Lopes dizia há muito tempo, que o 4º poder fazia noticias de 1ª página e quando condenados faziam pedidos de desculpa na página 40 ou 50 em rodapé e sem destaque.

Mas ninguem pode tocar nos senhores, eles estão por cima de tudo e de todos.

É pena, mas dizem que é um sinal da democracia, se calhar por isso é que já há muita gente a dizer:

Que saudades do Salazar.

Sem comentários: