terça-feira, 6 de maio de 2008

Fim de Semana Prolongado

Tive o prazer de fazer este ultimo fim de semana em Espanha.
Fui com o meu agregado familiar passar estes 4/5 dias á Andaluzia.

Foram cerca de 1700Km, em boas estradas, sem buracos, com belas vistas, com a possibilidade de ver km e km de terras cultivadas.

É nestas pequenas viagens que percebemos as diferenças que existem entre Portugal e Espanha.

Desde a passagem por Ceuta (infeliz) até ás brincadeiras na pouca neve da Sierra Nevada, passando pelas praias de areia escura ou calhau, tudo foi agradável.

Boa gastronomia, simpatia dos locais e qualidade dos hoteis e instalações turisticas deram a confirmação do muito que estamos atrás de nuestros hermanos.

Para mim o mais impressionante e que nos diferencia, e que nos trás desvantagens competitivas claras é a qualidade do cultivo.

Desde Ayamonte que nos é possível de verificar que quase todos os campos se encontram cultivados ou preparados para produzir.
Assim se percebe porque razão a Espanha é o maior produtor mundial de Azeite e Azeitona, são campos a perder de vista de Oliveiras, dos sopés das montanhas até á berma das estradas, os campos estão aproveitados.

Apenas num ponto unico tenho a certeza que ganhamos claramente a luta. Areia Branca da Praia.

Eles até têm boas praias, bonitas, cuidadas, com apoios, etc etc, mas não têm a nossa areia, nem em sonhos.

Em Estepona a areia era preta em Nerja era só calhau, assim se percebe como eles gostam tanto de vir para o Algarve.

Outro ponto onde se notou a diferença de € entre nós, foi na estrada. Em todos estes Km e locais diferentes não vislumbrámos mais de 10 carros tugas, mas a voltarem de Portugal eram dezenas de coches de matricula espanhola.
É uma questão de pilim, eles têm e nós não.

5 comentários:

Garf disse...

Eu reconheço que temos algum caminho a percorrer: mas sempre que oiço alguém dizer "lá fora é que é!" apetece-me mandá-lo para lá.
Eu, pessoalmente, o caminho que tiver que percorrer quero ver se o percorro por cá. Lá para fora só de férias...

Tiago disse...

Quando vieres cá acima, tenho uma foto para te mostrar. Foi tirada no sul de Espanha propositadamente para a tua pessoa. Abraço, marafado.

W. V. D. disse...

espero que comecem a combinar o local do petisco para dia 18, já tenho as malas quase feitas
:)

Garf disse...

A "dama" é que deve escolher! És tu que tens o estatuto de visitante.

Anónimo disse...

Tranquilizadora presencia de la Benemérita (Guardia Civil de Tráfico) en las carreteras.......