quarta-feira, 21 de março de 2007

O efeito da Água


Por razões familiares preocupa-me um pouco a situação das praias da Costa da Caparica.
Também me lembro das balas jornadas de praia em S.João, St. António e no Dragão, outros tempos.

Tem-se visto ultimamente nas reportagens televisivas a impotência dos nossos responsáveis perante o avanço do mar.
O INAG entidade responsável afirma que há pelo menos mais 10 praias do país nesta situação.

Como ficamos?

Se por um lado fico satisfeito em ver desaparecer algumas construções/barracas na nossa costa, até acho que um maremoto poderia ajudar em alguns locais.
Por outro lado fico triste quando vejo que não vamos conseguir alterar este estado de flagelo.

Têm aparecido muitas justificações para este problema:
-as marés
-os pontões
-a dragagem constante

Pelo mundo fora verifica-se que em países com extremas dificuldades na relação com o mar estes problemas não existem ou são facilmente ultrapassados, aqui neste cantinho à beira mar plantado, não conseguimos fazer nada.

Se calhar vamos ter que mudar alguma coisa radicalmente para que não tenhamos que estar constantemente a gastar milhões de Euros sem resultados práticos.
Contratem técnicos especializados no estrangeiro para dar consultadoria, dado que me lembro que quando foi necessário encher novamente de areia as praias de Quarteira e Vale do Lobo foi uma empresa Holandesa que teve que vir fazer o trabalho, e ficou bem feito, ainda hoje alguns anos passados se nota......

2 comentários:

Hayashi disse...

... o incrivel de tudo o que disseste e que deveriamos ter muita experiencia a este nivel ou nao fossemos nos um pais a beira-mar plantado. Acredito na forca das palavras, escrever (ainda que num blog) ja servira para sensibilizar alguns menos atentos. Com sorte, escrever-se-a tanto que os senhores politicos la terao de fazer algo.

Anónimo disse...

A culpa é que nunca houve ordenamento do território neste país. O mesmo se passa com os incêndios, por exemplo. A maior parte das vezes, o que vemos é os coitados dos bombeiros a tentarem evitar que ardam os bens das pessoas. O planeamento é uma treta, mas as pessoas também são altamente responsáveis pelo estado actual das coisas. Se tivessem mais consciência...