quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Os colegas do Sofrimento III

Como referi anteriormente a rotação em Ortopedia é enorme, entram, saiem, é sempre a abrir, um pequeno ponto só para chamar a atenção, nem todos vão para lá por acidente de carro e/ou de mota, apesar de estes se calhar serem em número muito elevado.

Enquanto os meus dois vizinhos da frente se preparavam para sair, o grande Vitorino mantinha-se em alta rotação, até hoje não sei como as enfermeiras não lhe bateram, nomeadamente duas das mais velhas, aqui considero qualquer uma com mais de 30 anos dado o comparativo existente. Elas eram e são de facto muito novinhas, tipo carninha fresca para o assador....

O Vitorino com 55 anos parecia que tinha 15, de facto ele devia ter um ligeiro/grande atraso, provavelmente de familia, quando vimos o irmão chegámos a esta conclusão. Ele tinha uma tracção no tornozelo, basicamente um ferro que lhe atravessava a carne de um lado ao outro, o que o deveria obrigar a estar imobilizado, a perna a descansar numa esteira metálica, protegida com um resguardo. Pois o nosso artista ao segundo dia arrancou a tracção dizendo que queria ir para a casa, depois de rectificado conseguiu quase todos os dias arrancar, destruir os resguardos, as ligaduras, as compressas e qualquer outra coisa que lhe colocassem, passava os dias a rasgar para posteriormente andar a dar nós no material.
Mas tinha algo de sensacional, conseguiu estar 1 semana à espera que o irmão lhe carregasse o telemovel, o que para nós era positivo e também motivo de chacota. Durante este período estava constantemente a mudar os toques, a mudar tudo aquilo que fizesse barulho, mas o máximo era.......
Ele devia ter algum video caseiro gravado no telemovel, e quando as luzes se apagavam, ele via sem parar o dito, que por acaso emitia gemidos tipo ahahauiiuii ahaah, só faltava o dá-lhe fuerte carinho mio.
O menino como estava na ponta, corria o cortinado, e ia vendo o video sem parar, por alguns dos barulhos que entretanto se ouviam, eu desconfio, como alguns dos meus colegas, que ele eventualmente faria mais qualquer coisa, todos nós tinhamos urinois descartáveis com "bocas" largas, a partir daqui será a vossa imaginação a trabalhar.

Mas tudo isto piorou quando ele foi operado, lá voltaremos.
Entretanto o filho da Praia da Salema foi-se embora de andarilho e o amigo Carvalho estava por dias, este último não queria sair, porque a mulher também já era velhota e estava na casa de uma das 3 filhas, o que lhe permitia estar mais à vontade, quando saísse teria que ir para casa e trabalhar qualquer coisa, o que para um homem de idade com canadianas não é propriamente fácil.

Eu que o diga e sou um jovem...

2 comentários:

Unknown disse...

grandes emoções!!! o que vale é que a recuperação está a ser rápida!! asap

Anónimo disse...

O estranho mundo dos internamentos...e das pessoas!