segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Os colegas do Sofrimento IV

Após a saída do Homem da Salema o amigo Carvalho estava permanentemente á conversa comigo, até me conseguiu contar a história de uma senhora de cerca de 60 anos, que varre maridos e amantes como quem bebe copos de água. Mas quatro dias depois acabou por também ele sair, contra vontade, mas o Hospital precisa de camas livres.

Entraram na mesma noite duas novas encomendas, um Romeno - Mário - que tinha tido um acidente de mota e Garry um Inglês de 120 quilos, fantástico, ainda hoje trocamos sms.
Claro que estes dois para não variar entraram no quarto depois das 23h, ou seja, á hora de dormir....um hábito.

Mario, 23 anos, 2 deles em Portugal já falava quase fluentemente Português, incrivel, rimos muito os dois, passei a ter alguem que conseguia e gostava de falar e ver enfermeiras novinhas, de brincar e mandar piadas, no fundo alguem com menos de 50 anos, no caso dele, também com alguma rebarba.
Este jovem saiu uma tarde de casa ( perto das 4 estradas de Quarteira) para ir ver um carro que gostaria de comprar, meteu-se na sua mota (125cc), chegado ao stand ve uma Suzuli GSXR(??) 1100cc, e após insistencia do vendedor foi experimentar, só andou 3 Km, ao voltar da rotunda e segunda as suas palavras: " Vasco ,a mota a 1oo ainda acelarava e levantava a roda quando eu virava o punho, o problema foi quando eu tirei os olhos do conta quilometros e olhei para a frente, estava um Clio de uma velha quase parado, nem tive tempo de travar, bati e voei por cima do carro". Foi de tal modo a queda do Mario que até o capacete se partiu, partiu também o braço direito e magoou a perna esquerda, na qual vai inclusive ficar com pouca sensibilidade em 2 dedos por ter cortado um tendão.

Estava quase sempre bem disposto, assim que se pode levantar, sentou-se na cadeira de rodas e foi fumar, comia muito.
Um dia pedi à minha Santa que nos fosse comprar os Hamburguers novos do McDonald para o Jantar, era Domingo e estava previsto aquele peixe maravilhoso. Que bem que soube.

Garry, que deslocou alguma vertebras ao cair da esplanada de S. Rafael em Albufeira, dizia que ao ajudar a rodar a cadeira da netinha ( 6 meses ) , não conseguiu evitar que os seus 12o quilos o fizessem tombar à grande.
Ficou conhecido por duas razões, na noite da chegada, e como somos um país unico, eu ajudei a fazer as traduções, algo que continuei durante a sua estada entre nós, dado que alguns enfermeiros não falavam nada de inglês e os restantes pouco falavam, eram um minoria os que se expressavam correctamente, então nesse primeiro interrogatório o enfermeiro pergunta-lhe:
- Do you usually drink ?
reposta dele
- Yes, like a fish...
Não pude evitar de rir perdidamente.
A segunda dele foi um pouco pior, esteve 6 dias sem evacuar, ele tinha que estar em repouso de barriga para cima, sempre que se mexia uivava com dores, então achou por bem, antes de ser transportado para Inglaterra de Avião, evacuar no nosso País, eu disse-lhe que eles davam um pacotinho com água, que rapidamente fazia efeito, pois no caso dele fez e não foi pouco.
A expressão dele traduzida à letra foi - tragam uma grua porque a enfermeira não vai conseguir carregar a arrastadeira no saco plástico, o cheiro que ficou foi de loucos.....

Ele dizia que nós eramos os três mosqueteiros, passava-se durante a noite com o louco do Vitorino....A sua profissão era o correspondente a um cobrador do fraque de colarinho branco, é um castiço, tem casa no Algarve, vem duas a três vezes por ano com a familia em férias e mais 4 com os amigos para jogar golfe e pescar...Grandes vidas....

1 comentário:

Anónimo disse...

Que personagens...